A primeira edição da "Imersão Cinematográfica na Periferia", promovida pela Lembra Filmes realizada na Associação Sociocultural Cidade Livre e o apoio da Dafuq Filmes, foi um tremendo sucesso em Aparecida de Goiânia. O evento, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de abril, atraiu uma participação significativa, com mais de 20 alunos engajados em aprender e criar no universo do cinema.
A iniciativa teve como objetivo principal democratizar o acesso às técnicas de operação de câmera, iluminação e produção executiva, proporcionando aos jovens da periferia uma oportunidade única de qualificação. Com aulas ministradas no Teatro Cidade Livre, os participantes tiveram a chance de absorver conhecimento valioso diretamente de profissionais renomados no campo cinematográfico.
Durante a semana de atividades intensivas, os alunos puderam aprender com nomes respeitados no setor, como Kátia Coelho, pioneira como diretora de fotografia de longa-metragem no Brasil, Thaynara Rezende e Gleig de Souza. As oficinas abrangeram temas cruciais, desde operação de câmera até produção executiva de longa-metragem para direção de fotografia, proporcionando uma imersão completa no mundo cinematográfico.
Segundo Gleig de Souza, com uma participação expressiva e o apoio de entidades e profissionais dedicados, a "Imersão Cinematográfica na Periferia" capacitou os participantes com habilidades práticas e inspirou e capacitou uma nova geração de talentos cinematográficos em Aparecida de Goiânia. “O sucesso deste evento inaugural abre portas para futuras edições e reforça a importância de investimentos em cultura e educação em todo o país”, disse.
A iniciativa foi viabilizada graças ao edital n.º 8/2023 - Formação e Difusão Audiovisual, financiado pela Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e administrado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Esse apoio demonstra o compromisso das esferas governamentais em promover a cultura e a formação audiovisual em comunidades periféricas.
Comments